CONHEÇA NOSSA CIDADE

 

Cidade das Brisas Suaves

 

Cidade das Brisas Suaves, essa é Votuporanga. Um munícipio situado na região noroeste do Estado de São Paulo, distante aproximadamente 535 quilômetros da capital, sendo integrante da Região Turística Maravilhas do Rio Grande. A origem do seu nome que compreende VOTU = ar, brisa e PORANGA, belo, bom, bonito, bons áreas, Votuporanga se categoriza como o destaque do Noroeste Paulista.

Considerada também como a capital da educação, derivada de sua moderna infraestrutura educacional, que comtempla escolas municipais, estaduais dentro dos ensinos infantil, fundamental e médio, no qual proporciona um ensino de qualidade aos seus munícipes. Não obstante, escolas técnicas, tecnológicas e de ensino superior concretizam a referência educacional local.

A trajetória histórica é marcada pelas crises enfrentadas pela cultura cafeeira, onde em 28 de dezembro de 1936, a então Companhia Agrícola Francisco Schimidt S/A em virtude do agravamento financeiro, quita suas dívidas com a empresa exportadora alemã Theodor Whille & Cia, entregando-lhe em dação de pagamento duas glebas de terras, sendo uma delas a então Fazenda Votuporanga totalizando 11.340,14 alqueires, encravadas na Fazenda Marinheiro de Cima, no município de Tanabi, Comarca de Monte Aprazível.

Nos primeiros dias de fevereiro de 1937, visando lotear as áreas adquiridas, uma empresa alemã envia para região os engenheiro Guilherme Von Trumbach e Otto Rittl, que auxiliados pelo Sr. Pascoal Albanese morador de Tanabi e por sua sugestão reservam uma parte da área, destinando-a formação de um núcleo, uma futura vila.

Posteriormente, alguns cavaleiros partem da sede da fazenda em busca de um local apropriado para construir a nova vila e encontram uma placa antiga que continha o nome de Votuporanga, estava ali escolhido o nome.

Para esse empreendimento, foram separadas uma área equivalente a 30 alqueires e traçados 12 quarteirões, praças e ruas e no dia 08 de agosto de 1937, com direito a churrasco, banda e catiras foi instituído o munícipio de Votuporanga.

A grande festa, contou com a presença de várias autoridades e centenas de pessoas das cidades vizinhas, onde foi celebrado uma missa campal em um altar improvisado, celebrada pelo então Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, representando o Bispado de São José do Rio Preto.

Em 1º de janeiro de 1945, a então vila recebe os foros de cidade e é elevada à categoria de município através do Decreto-lei Estadual nº 14.334 de 30 de novembro de 1994, desmembrado-se do munícipio de Tanabi, sendo nomeado nessa oportunidade como prefeito o então cartorário de Américo de Campos, Sr. Francisco Vilar Horta.

Em seguida, em 13 de junho de 1945, foi instalada a Comarca, sendo nomeado como primeiro juiz de direito o Dr. Nelson Ferreira Leite, consagrando o avanço de Votuporanga.

O sucesso do município origina-se especialmente à agricultura, onde era grande produtor de café, algodão, milho, feijão, arroz, banana, maçã e mandioca. Destaca-se também na pecuária em relação a criação de bovinos e suínos.

Com uma economia sólida e de extremo potencial econômico, é um dos maiores polos moveleiros do país e congrega as matrizes das grandes indústrias de implementos rodoviários. No turismo, tornou-se referência como município de interesse turístico desde 2017, graças aos bons eventos que realiza, como FLIV – Festival Literário de Votuporanga, Parque da Cultura, Centro de Lazer do Trabalhador, ciclovias, campos de futebol e demais atrativos que você só encontra em Votuporanga.

CONTATO

Confira aqui telefones, endereços e demais canais de atendimento.

Avenida Sebastião Vaz de Oliveira nº 433
Residencial Eulalia
Cep: 15.503-452
Votuporanga - SP

(17) 99678-2117

airvo@airvo.com.br

FORMULÁRIO DE CONTATO