• publicado em 24.08.2011
  • Pontualidade de pagamento
  • Das micro e pequenas cai pelo 5º mês
  • Durante o mês passado, pontualidade foi de 94,9%, diz Serasa.
    Maiores quedas foram registradas nos setores industriais e de serviços.

    A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas caíram pelo quinto mês seguido em julho, aponta nesta quarta-feira (24) a Serasa Experian.

    Durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 949 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias, uma pontualidade de 94,9%.

    Na comparação com o mesmo mês de 2010, a pontualidade de pagamentos recuou 0,4 ponto percentual (estava em 95,3% em julho de 2010), o quinto recuo interanual consecutivo do indicador. Em junho deste ano, a pontualidade havia registrado 95,1%.

    Para os economistas da Serasa, o atual processo de desaceleração econômica, a alta dos juros e o aperto nas condições de crédito estão produzindo efeitos adversos sobre o custo financeiro e o caixa das micro e pequenas empresas. “Isso tem dificultado a realização de pagamentos em dia dos compromissos financeiros”, avaliam os economistas, em nota.

    Em julho, as maiores quedas em comparação a julho de 2010 ocorreram nos setores industriais (recuo de 0,5 ponto percentual) e de serviços (queda de 0,9 ponto percentual). No setor comercial houve alta de 0,1 ponto.

    O valor médio dos pagamentos em julho atingiu R$ 1.716,70, alta de 3,8% em relação a junho.
    No acumulado dos primeiros sete meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado, o valor médio dos pagamentos pontuais registrou alta de 6,2% (R$ 1.589,06 contra R$ 1.496,55) ligeiramente abaixo, portanto, da inflação acumulada no período (6,4%, medida pelo IPCA).

    “A queda do valor, em termos reais, dos pagamentos pontuais na média do primeiro semestre é um sinal adicional de dificuldade que as micro e pequenas empresas estão encontrando em quitar seus compromissos em dia”, dizem os economistas da Serasa.

    Fonte: G1