• publicado em 18.07.2011
  • RH: como funciona esse departamento?
  • Muitas empresas de pequeno porte não possuem um setor de Recursos Humanos (RH) trabalham apenas com o Departamento Pessoal (DP), que as vezes são escritórios contratados, para zelar da parte burocrática: pagamento dos salários e benefícios, elaboração da folha de pagamento, efetuar os registros de acordo com a legislação trabalhista, pagamentos de taxas e impostos e realizar as rescisões de contratos de trabalho.

    Já o RH tem a função de manter o elo entre diretoria e colaboradores, transmitindo os valores da empresa, além de recrutar, estruturar, treinar, instruir, capacitar e qualificar os cooperadores, retendo os talentos.

    Colaboradoras do setor de Recursos Humanos das empresas de Votuporanga contaram um pouco sobre o que fazem nesse departamento. Suéllen Danúbia, da Giobel começou a trabalhar no RH, conhecendo primeiro a parte burocrática ligada ao Departamento Pessoal. “Logo em seguida, fiz um curso de Administração de RH no Senac, onde tive a oportunidade de conhecer vários processos do setor nesse período.  Já estava terminando minha primeira graduação em Ciências Contábeis, quando fiz uma especialização na área de RH”, ressalta Suéllen.

    Em algumas corporações a seção de RH realiza também a comunicação interna. É o caso da Flávia Duranti, RH da Móveis Luapa que desenvolve um mural no refeitório da companhia e transmite as informações via e-mail para os setores que utilizam esse recurso. “Estamos criando um panfleto e verificando a viabilidade dentro da empresa, também está sendo criado um vídeo institucional da empresa que deverá ser apresentado no final do ano, quando acontece a confraternização na empresa”, conta Flávia.

    Elas desenvolvem as atividades do setor sozinhas, procurando novas alternativas como: cursos, palestras e comemorações para capacitar e tornar mais agradável o convívio entre os colaboradores.

    O Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (SIMM) desenvolve reuniões com os departamentos de RH das empresas da região. Essas reuniões acontecem uma vez por mês, onde são discutidos assuntos pertinentes à área de RH como: motivação, planejamento estratégico, cargos e salários, além dos participantes sugerirem temas para cursos e palestras. De acordo com Jussara Villa, gerente executiva do Sindicato, o objetivo é promover o fortalecimento das empresas da região, por meio de políticas de RH, trazendo benefícios de desenvolvimento para os colaboradores, por meio de ações, projetos e troca de informações.

     

    Assessoria Airvo/Sindimob - Jéssica Santos