• publicado em 13.06.2011
  • Campanha esclarece
  • A importância da madeira original
  • Lançada pela Abrafati, programa quer fomentar a discussão sobre o recurso renovável

    Com o objetivo de esclarecer empresários e profissionais dos setores moveleiro, de construção civil e objetos relacionados a respeito do uso sustentável da madeira, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) lançou na última semana a campanha Madeira de Verdade.

    O projeto deve estimular a produção ecologicamente correta da matéria-prima e, ao mesmo tempo, conscientizar fabricantes e consumidores sobre o processo de utilização deste recurso renovável.

    Segundo a Abrafati, são lançados no mercado muitos produtos que imitam a madeira em textura e cor. No entanto, as pessoas têm o direito de escolher (e também de identificar) um artigo de madeira "original", proveniente de fontes florestais renováveis, manejadas segundo as normas estabelecidas e de acordo com a ideia central de sustentabilidade. Para isso, a campanha quer fortalecer o circulação de informação a respeito do tema, envolvendo tantos as empresas como os consumidores.

    Em entrevista ao eMobile, Humberto Tufolo Netto, idealizador da campanha, afirma que hoje há no mercado de móveis o forte marketing alegando que materiais sintéticos estão alinhados com os princípios de sustentabilidade. "A Madeira de Verdade quer combater alguns falsos conceitos e valorizar os produtos gerados a partir de um processo ecologicamente correto para, assim, fomentar a importância de um recurso renovável, abundante e valioso em nosso País", aponta Netto. "Um selo especial será colocado no produto de madeira original para que ele seja valorizado e reconhecido pelo consumidor", informa.

    As ações desenvolvidas englobam campanhas publicitárias focadas em enaltecer o uso da madeira renovável, além da produção e divulgação de artigos técnicos voltados para as fabricantes de madeira-móveis sobre o tema.

    Podem contribuir para a campanha: associações madeireiras, empresas de mobiliário, designers, arquitetos, fabricantes de pisos de madeira, compensados, laminadoras, estruturas, brinquedos e demais áreas que trabalhem com madeira. O programa "Madeira de Verdade" tem o apoio da Montana Química e da Sayerlack.

    Fonte: Emobile