• publicado em 08.06.2011
  • Governo vai desonerar compra
  • De equipamentos pela indústria
  • Desenvolvimento confirmou quatro medidas da nova política industrial.
    Ideia é que a nova política industrial saia dentro de 30 dias, diz governo.

    O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) confirmou nesta quarta-feira (8) que já foram fechadas quatro medidas da nova política industrial, conhecida como Política de Desenvolvimento da Produção (PDP) II. A ideia do governo é de que a nova política industrial seja apresentada em até 30 dias.

    Segundo o Ministério do Desenvolvimento, uma das medidas é a recuperação imediata do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pagos por quem compra máquinas e equipamentos destinados à produção. Atualmente, o prazo para recuperar o crédito é de 12 meses.

    Outra  medida confeccionada pelo governo visa acelerar a depreciação das máquinas e equipamentos. Na prática, permite que as empresas declararem o valor pago como despesa, diminuindo, assim, o lucro e o pagamento de tributos. Pelo formato atual, o prazo é de cinco anos e vai ser reduzido para 12 meses.

    O Ministério do Desenvolvimento também confirmou que vai zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pago na compra de computadores, caminhões ou outros itens, desde que estes sejam como equipamentos pelas empresas. Também será criado o "drawback investimento" - que vai permitir aos fabricantes de máquinas comprarem insumos sem pagar PIS e Cofins.

    Fonte:  G1