• publicado em 30.05.2011
  • Customização
  • Dá o tom da Interzum 2011
  • Edição evidencia tecnologias que permitem produções mais personalizadas

    Seja na superfície de revestimento, seja na composição do mobiliário, personalização é uma chave desta edição 2011 da Interzum, feira realizada entre 25 e 28 de maio em Colônia (Alemanha). Ferragens, laminados decorativos, laterais e frentes de gavetas - os principais fornecedores de tecnologia para produção de mobiliário atuantes em escala global vêm focando soluções que permitam ao fabricante trabalhar suas coleções de modo mais personalizado para o cliente.

    Nos papéis decorativos, destaque para a tecnologia de impressão a laser, com alta definição visual e que permite ao produtor, mesmo que inicialmente de nichos mais voltados a móveis premium, produções mais personalizadas. A alemã Schattdecor, com sede no Brasil em São José dos Pinhais (PR), é uma das empresas que agregou à sua linha a tecnologia a laser, com disponibilização também ao mercado brasileiro. "Os desenhos são de altíssima definição visual", enfatiza Flávio Nunes, diretor-executivo da Schattdecor Brasil.

    Nos componentes, a customização também não sai do foco. Ao apresentar sua nova proposta em gavetas, a ArciTech, com deslizamento suave e alta estabilidade mesmo ao suportar grandes cargas (a capacidade do produto vai até 80 quilos), a Hettich destacou também algumas das tendências que visualiza para o segmento de mobiliário - novamente, a possibilidade de um produto final mais personalizado esta entre elas - seja por meio da versatilidade na frente e nas laterais das gavetas, seja por meio dos acessórios utilizados para compor a parte interna destas peças e dos armários.

    Fonte: Emobile