• publicado em 27.05.2011
  • Atividade industrial
  • De São Paulo sobe 0,6% em abril
  • A atividade industrial paulista subiu 0,6% em abril sobre março, segundo dados com ajuste sazonal divulgados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta sexta-feira.

    Sem ajuste, o INA (Indicador de Nível de Atividade) recuou 2,2% frente ao mês anterior. Em relação a abril de 2010, o indicador teve ganho de 2,2%.

    Entre os setores, o destaque de alta ficaram com Coque, refino de petróleo e álcool, com avanço de 0,7% em abril sobre março com ajuste. Na ponta negativa, destaque para produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos, com baixa de 0,3%.

    A Fiesp também revisou o dado de março, que agora mostra leve queda de 0,1% na comparação com fevereiro. Inicialmente, o dado apontava alta de 0,2%.

    O nível de utilização da capacidade instalada na indústria ficou em 82,3% no mês passado com ajuste sazonal, ante 83,0% em março e 82,1% em abril de 2010.

    Outra pesquisa da Fiesp, o Sensor, que visa medir o humor do empresário no mês corrente, mostrou uma piora no otimismo.

    O indicador caiu para 51,1 em maio, frente a 54,9 em abril. O dado segue acima da linha de 50, que separa otimismo de pessimismo.

    Fonte: Folha