• publicado em 20.05.2011
  • Dólar fraco
  • Apoia Bolsas da Ásia em semana sem direção
  • O dólar rumava para a primeira queda semanal em três semanas, com investidores aumentando a aposta em ativos de maior risco e, fazendo as Bolsas de Valores asiáticas fecharem em alta nesta sexta-feira, pela expectativa de que os Estados Unidos demorarão muito para elevar o juro básico após os dados fracos recentes.

    Apesar da leve valorização deste pregão, os mercados operaram sem muita direção nesta semana, com a falta de indutores fundamentais após o fim da temporada de resultados empresariais e a volatilidade das commodities.

    Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,14% depois que o Banco do Japão manteve a taxa básica de juro estável, alertando que a economia continuará sob forte pressão de baixa.

    O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,2% às 7h53 (horário de Brasília).

    O mercado sul-coreano avançou 0,76% apesar da venda de ações por estrangeiros, enquanto o índice referencial da Austrália caiu 0,5%, derrubado por mineradoras.

    Companhias de tecnologia, especialmente do setor de Internet da China, podem ser favorecidas após a estreia do LinkedIn no mercado, que fez seu valor de mercado mais que dobrar em apenas um dia.

    A Tencent, principal empresa de Internet chinesa, pode se beneficiar da forte valorização das redes sociais, apesar da alta de 31% acumulada neste ano.

    Em Hong Kong, o mercado subiu 0,16% e a Bolsa de Taiwan recuou 0,63%, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,04%. Cingapura encerrou em baixa de 0,13%.

    Fonte: Folha