• publicado em 29.04.2011
  • Confiança do consumidor
  • Recua 2,2% em abril, aponta CNI
  • Pelo sexto mês consecutivo, a confiança do brasileiro registra queda, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) baixou 2,2% neste mês frente a março, passando de 114,5 pontos para 112 pontos, na maior retração desde abril do ano passado. Em comparação ao quarto mês de 2010, o indicador registra queda de 0,5%.

    Dentre os componentes do Inec, o pior desempenho ficou por conta do índice de expectativa de inflação, que recuou 9,4%, indicando que os consumidores estão pessimistas quanto à evolução dos preços no país. 'A preocupação dos consumidores com relação à trajetória da inflação está muito acima do usual', destaca a CNI em relatório.

    Os brasileiros ainda se mostram menos otimistas no que se refere a renda. O índice de expectativa de evolução da própria renda baixou 4,1% entre março e abril, enquanto o indicador de expectativa de desemprego caiu 2,6%, sinalizando que os brasileiros esperam aumento no corte de vagas nos próximos meses.

    Ao mesmo tempo, o índice de situação financeira subiu 2% e o de expectativa de compras, 2%, evidenciando melhoras nestes dois quesitos.

    Fonte: G1