• publicado em 01.04.2011
  • Oportunidades para pequenas empresas
  • Copa 2014
  • Setor de madeira e móveis pode aumentar sua participação no PIB

    Um estudo divulgado pelo Sebrae nessa terça-feira (29 de março) aponta que a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, é uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas ampliarem sua participação no Produto Interno Bruto (PIB). "O grande ganho será ver em 2014 as pequenas empresas mais preparadas, com melhores índices de competitividade, inovadoras e sustentáveis, superando os 20% que hoje o segmento representa no PIB", afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

    Segundo a Agência Sebrae de Notícias, um dos setores que deve receber mapeamento mais detalhado ainda no primeiro semestre de 2011 é o de madeira e móveis. Outras oportunidades estão nas áreas de construção civil, turismo, tecnologia da informação, turismo, agronegócio, têxtil e confecção, comércio varejista e serviços. No total foram observadas 448 oportunidades de crescimento em todos os setores mencionados.

    Para aumentar a eficiência competitiva das empresas, o Sebrae realizará, a partir de maio deste ano, um ciclo de encontros de negócios nas 12 cidades-sede da Copa. As primeiras serão Rio de Janeiro e Natal. O objetivo dessas atividades, segundo Barreto, é "trabalhar o encadeamento produtivo. Isso gera oportunidades e negócios. Vamos realizar grandes seminários e rodadas de negócios. Não adianta o Sebrae reunir essas informações e não dialogar nas pontas ".

    Os recursos do Programa Sebrae na Copa de 2014 são da ordem de R$ 80 milhões a serem aplicados em consultoria, inovação e acesso a mercados.

    Fonte: Emobile