• publicado em 21.03.2011
  • Responsabilidade Social
  • Imagem da empresa
  • Todos falam sobre Responsabilidade Social, mas o que é isso? Quais são os benefícios que a indústria pode obter por meio dessa prática? Como ser socialmente responsável? E o que é essa norma ISO 26000?

    Responsabilidade Social são práticas que contribuem para o desenvolvimento humano, ambiental e social, ou seja, preservação do meio ambiente por meio de reciclagem e sustentabilidade. Projetos que envolvam diretores, colaboradores, familiares, fornecedores, acionistas e comunidade, proporcionando a melhora de vida e redução da desigualdade no âmbito da saúde, educação, emprego, habitação, cultura e lazer.

    A norma ISO 26000 não obriga, mas orienta os empresários como proceder responsavelmente nas variáveis apresentada: social, econômica e ecológica. Essa norma possui mais de 100 páginas que oferece informações de gestão, planejamento e tomada de decisões.

    Muitas empresas adotaram essas medidas, pois a concepção de seus diretores mudou, eles não pensam apenas em lucro, mas preocupam-se também com o bem estar da sociedade que os cercam. Porém, essas atividades devem ser planejadas, de acordo com a necessidade da comunidade e a disponibilidade corporativa.

    Dessa forma, ser socialmente responsável auxilia na construção de uma boa reputação, na formação da história da empresa, onde o consumidor vê a companhia como correta e que serve como exemplo, tornando-se uma ferramenta de marketing. Ao mesmo tempo atrai talentos e diminui a rotatividade de funcionários, pois todos “vestem a camisa” se comprometem a fazer parte da boa imagem empresarial.

     

    Assessoria Airvo/Sindimob - Jéssica Santos