• publicado em 21.02.2011
  • Bom momento da indústria brasileira
  • Setor moveleiro é destaque
  • Setor moveleiro é destaque com relação à massa salarial, emprego e faturamento

    O resultado da indústria brasileira em 2010 foi o melhor dos últimos 20 anos, quando registrou uma expansão de 10,5%, em comparação com 2009. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desempenho positivo ocorreu de forma generalizada, pois 25 dos 27 setores analisados apresentaram crescimento. As atividades de maior destaque no ano passado foram o de máquinas e equipamentos, com alta de 24,3% e o de veículos automotores, com resultado positivo de 24,2%. A indústria de móveis, em comparação ao ano anterior, fechou 2010 com expansão de 10,8% .

    E com relação à massa salarial, de acordo com informação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor moveleiro apresentou desempenho de destaque, registrando aumento real de 7,4% – contra os 5,7% da indústria como um todo. O faturamento do segmento de móveis, segundo a CNI, também ficou acima do índice geral: 12,3% contra 9,9%. E enquanto o número de empregos na indústria brasileira subiu 5,4%, o setor moveleiro contratou 5,7% mais em 2010. Os incentivos tributários que beneficiaram a indústria de bens duráveis no primeiro trimestre do ano passado ajudaram a impulsionar este crescimento.

    Para 2011 a palavra de ordem será moderação. A desaceleração do crescimento já aconteceu em dezembro de 2010, quando a produção caiu 0,7% em relação a novembro. Entre os desafios que a indústria moveleira deverá enfrentar este ano estão a entrada de importados no País e a falta de mão de obra.

    Fonte:Emobile