A demanda das empresas por crédito cresceu 0,6% em janeiro em relação a dezembro, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a procura avançou 0,9%, registrando a menor taxa de crescimento anual em seis meses.
Esse é um sinal, na avaliação dos economistas da entidade, de que as medidas de restrição ao crédito recentemente adotadas e o processo de elevação dos juros também deverão afetar negativamente a evolução da procura por crédito das empresas ao longo dos próximos meses.
O avanço ante dezembro foi determinado pelo crescimento de 0,8% registrado pelas micro e pequenas empresas, uma vez que a procura por crédito recuou tanto nas médias (-1,7%) quanto nas grandes (-1,8%).
Na comparação anual, somente as micro e pequenas empresas apresentaram variação positiva (1,1%), ante queda de 2,6% nas médias e de 0,3% nas grandes.
Nesse confronto, na análise por região, o maior crescimento ficou por conta do Centro-Oeste (2,6%), seguido de perto pelo Sul (2,0%).
Já no comparativo com dezembro, apenas a região Sul não apresentou crescimento, registrando queda de 2,4%.
Fonte: Folha