• publicado em 10.01.2011
  • Estimativa da inflação 2011
  • A estimativa de consultores financeiros da iniciativa privada para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano passou de 5,32% para 5,34%, segundo o boletim Focus, divulgado hoje (10) pelo Banco Central (BC).

    A projeção é inferior aos 5,91% registrados no ano passado, mas a perspectiva tem aumentado gradativamente há cinco semanas.

    Enquanto cresce a expectativa para o IPCA, que mede a inflação oficial, os outros dois índices pesquisados para preços no varejo mantêm-se estáveis. Os preços administrados (água, luz, combustíveis e outros) devem subir 4,5% no ano e o Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) deve atingir 4,90%.

    A expectativa média do boletim Focus mostra estabilidade nos índices de preços no atacado, medidos pela Fundação Getulio Vargas. O Índice Geral de Preços por Disponibilidade Interna (IGP-DI) deve ficar em 5,50% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), em 5,53%. Para o ano que vem, todos os indicadores preveem 4,50%, tanto no varejo quanto no atacado.

    Fonte: Agência Brasil