• publicado em 19.11.2010
  • Expectativa econômica cai
  • Na América Latina indice caiu 6,0 para 5,8
  • O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina – Elaborado em parceria entre o Instituto alemão Ifo e a Fundação Getulio Vargas (FGV) – apresentou redução de 6,0 para 5,8 pontos entre julho e outubro deste ano, registrando uma sensível redução na expectativa econômica.

    O ICE mundial também registrou queda, indo de 5,7 para 5,5 pontos no mesmo período mencionado. De acordo com as informações publicadas pela FGV, o cenário é de incertezas e de lenta recuperação da economia.

    Referente ao grupo das principais economias mundiais, entre julho e outubro, o ICE caiu nos Estados Unidos, Japão, França, Brasil e Rússia, manteve-se constante na China e subiu na União Europeia, Alemanha, Reino Unido e Índia.

    No relógio do ciclo econômico, a União Européia, os Estados Unidos, a França e o Reino Unidos permanecem na fase de recuperação. Alemanha e Índia continuam na fase de boom e a Rússia passou da fase de recuperação para a de boom. O Japão entrou em recessão e a China permanece na fase de declínio.

    Fonte: Emobile