O dólar comercial é cotado por R$ 1,713 (valor de venda) nos primeiros negócios desta sexta-feira. Esse valor representa uma queda de 0,17% sobre a cotação no fechamento de ontem.
O discurso de Ben Bernanke, presidente do banco central americano, em Frankfurt (Alemanha), deve merecer repercussão nos mercados hoje, dia em que a agenda de indicadores está bastante esvaziada, tanto no front externo quanto doméstico.
Bernanke deve discursar num momento em que o plano de US$ 600 bilhões da autoridade monetária para estimular a economia está sob a mira de críticos estrangeiros (da China, da Alemanha e do Brasil, inclusive) sem ser unanimidade mesmo nos EUA.
Além disso, deve continuar o monitoramente da crise europeia, onde mais países podem recorrer a ajuda financeira para enfrentar seus rombos nas contas públicas. Desde ontem a Irlanda está em negociações com as autoridades da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para receber empréstimos na casa dos bilhões de euros. Portugal já advertiu sobre o "risco elevado" de seguir pelo mesmo caminho.
Ontem, a Grécia anunciou que deve tomar medidas extras para controlar seu deficit, recorrendo a cortes nos gastos, aumento de impostos e reestruturação das empresas públicas.
Fonte: Folha