• publicado em 03.11.2010
  • Atividade do comércio se acelera 1,6%
  • Em outubro, aponta Serasa
  • A atividade do comércio se acelerou 1,6% em outubro em relação ao mês anterior de setembro, puxada, entre outros fatores, pela alta de 1,7% no movimento dos mercados, avaliou o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

    A aceleração confirma a tendência da consolidação do ritmo de expansão do consumo no último trimestre deste ano, 'sinalizando que o Natal de 2010 deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas de varejo', avaliam os economistas da Serasa Experian.

    A variação positiva na atividade do comércio foi puxada pela expansão no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir tais produtos. Em terceiro lugar, material de construção, que subiu 0,5%.

    Na comparação anual, o crescimento na atividade do comércio foi de 9,2%, puxado pelo segmento de construção (alta de 17,8%), seguido pelo grupo móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 11,8%). Nessa base de comparação, o movimento dos supermercados ficou em terceiro colocado, com expansão de 7,9%.

    No período de janeiro a outubro de 2010 a expnsão foi de 9,9% frente ao mesmo período de 2009. Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem na dianteira como líderes da expansão do movimento varejista em 2010, com altas acumuladas de 16,9% e 15,5%, respectivamente. O setor de veículos, motos e peças, com alta de 13,6% também registra desempenho bem favorável no acumulado do ano de 2010.

     

    G1 – Portal de Notícias da Globo