• publicado em 29.09.2010
  • Atividade da indústria paulista
  • Sobe 0,4% em agosto, diz Fiesp
  • O Indicador de Nível de Atividade (INA), que mede o desempenho da indústria de transformação paulista, teve alta de 0,4% em agosto na comparação com julho, considerando os ajustes sazonais. O índice foi divulgado nesta quarta-feira (29) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

    A atividade do setor manufatureiro de São Paulo avançou 7,9% em agosto anteagosto de 2009. No acumulado de janeiro a agosto, o INA aumentou 12,3% ante o mesmo período do ano passado. Em 12 meses até agosto, o INA apontou alta de 8,3%.

    Sem considerar ajuste sazonal, a atividade da indústria de transformação paulista apresentou avanço de 2,8% em agosto na comparação com o mês anterior.

    A Fiesp afirmou que revisou os dados referentes ao mês de julho, para uma alta de 0,7% com ajuste, ante a previsão anterior de alta de 0,6%. Sem ajuste, o índice revisado mostrou alta de 2,8%, enquanto o divulgado anteriormente foi de alta de 2,6%.

    Renda e pagamentos

    O total de salários reais pagos pelas indústrias paulistas subiu 1,0% em agosto perante julho, com ajuste sazonal, revertendo o recuo de 0,4% observado em julho na comparação com junho.

    Os salários nominais, por sua vez, tiveram alta de 1,1% em agosto na comparação com julho, também com ajuste sazonal, e subiram 13,2% sobre o mesmo mês do ano passado.

     

    O total de horas trabalhadas na produção apresentou avançou 0,7% no oitavo mês do ano em relação a julho (com ajuste sazonal). Em julho na comparação com junho houve alta de 1,2%

    Do G1, com informações do Valor Online