• publicado em 15.09.2010
  • Micro e pequenas empresas
  • Faturamento teve alta de 9,5% em julho
  • As micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo registraram um crescimento de 9,5% no faturamento em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta quarta-feira (15) o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP). Este foi o décimo mês seguido de aumento do faturamento real. Em relação a junho deste ano, a alta foi de 3,7%.

    Pequenas empresas têm melhor maio em 12 anos, diz Sebrae O faturamento do setor industrial subiu 6,6% em julho ante o mesmo mês de 2009, enquanto o comércio registrou uma receita 6,7% maior. Na mesma base de comparação, o setor de serviços registrou alta de 17,6% do faturamento. "O modesto desempenho da economia brasileira e das MPEs em julho de 2009, resultante da crise financeira internacional, contribuiu para o resultado positivo de julho de 2010", afirmou em nota Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP.

     

    A receita total das empresas de menor porte no Estado de São Paulo, de acordo com a pesquisa, atingiu R$ 24,4 bilhões em julho. O faturamento médio das empresas foi estimado em R$ 18.381,11. Em São Paulo, existem cerca de 1,3 milhão de micro e pequenas empresas na indústria, no comércio e no setor de serviços. Elas representam 98% do total de empresas no Estado e são responsáveis por 67% das ocupações no setor privado. Na pesquisa, o Sebrae-SP entrevistou 2.716 empresários.

    Da Agência Estado