• publicado em 01.09.2010
  • Crédito às empresas
  • Empresas deverão ter mais crédito no 2º trimestre, indica Serasa
  • A concessão de crédito às empresas do país deverá ter aceleração no próximo trimestre, segundo levantamento realizado pela Serasa Experian, divulgado nesta quarta-feira (1º). O avanço do indicador de perspectiva do crédito foi de 0,3% em julho em relação ao mês anterior. De acordo com a pesquisa, essa foi a quarta alta mensal seguida do indicador e a maior registrada desde abril deste ano.

    A proposta desse indicador é prever as oscilações cíclicas da concessão de crédito em um prazo de seis meses. Na avaliação da Serasa, essa sequência de aumentos dos últimos meses indica que a "evolução das operações de crédito às empresas tenderá a se acelerar", principalmente nos últimos trimestre do ano.

    As perspectivas positivas são justificadas pela retomada de ritmo de crescimento mais acelerado da economia e a possível interrupção das altas da taxa básica de juros (Selic), de acordo com a Serasa.

    Crédito para o consumidor

    O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor registrou recuo de 1,7% em julho - sexta queda mensal consecutiva. Na avaliação da Serasa, o resultado indica que as concessões de crédito com recursos livres para pessoas físicas deverão evoluir mais lentamente no segundo semestre na comparação com os primeiros seis meses do ano.

    A Serasa Experian atribui essa perspectiva menos otimista ao fim dos estímulos fiscais para as compras de bens duráveis e ao aumento do comprometimento de renda do consumidor. Conforme os economistas da Serasa informaram, esses fatores dificultam a capacidade de contratação de novos créditos.

    Do G1, Portal de Notícias da Globo