• publicado em 04.06.2010
  • SIPAT 2010
  • Começam os preparativos para Sipat 2010
  • SIPAT

    Nos  últimos anos as notificações de acidentes de trabalho cresceram 13,4% passando de 659.523 registros para 747.663, segundo informações do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho, publicação conjunta dos Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego.

     

    Um dos projetos desenvolvidos para prevenir este problema cada vez mais frequente é a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Que tem como objetivo orientar os trabalhadores sobre as normas de segurança e medicina do trabalho, concientizando-o da importância do uso de equipamentos de segurança, e alguns temas especificos como DST (doenças sexualmente transmissível), motivação, uso obrigatorio do EPI (equipamentos de proteção de uso individual) e concurso de paródias .

     

    A Presidente da Comissão da Sipat Adriana Ricci, comenta a respeito  da semana para a cidade e empresas “O projeto  proporciona a possibilidade de se refletir sobre as responsabilidades de cada um, junto à comunidade trabalhadora como um todo. “A Sipat conjunta há 6 anos demonstra um grande exemplo de integração entre as empresas votuporanguenses, destaca e transmite a todos a valorização da Segurança no Trabalho e o diferencial que ela determina em nossas atividades. Disponibiliza uma troca de informações entre as empresas e funcionários, melhorando substancialmente o ambiente de trabalho.”

    O  programa previsto na legislação trabalhista, portaria nº 3214, NR-5, item 5 a 16, é obrigatório e exigido pela  CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que é composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa.

    Para a Técnica em Segurança do Trabalho e Gerente do Programa Piloto da Airvo/Sindimob Lussandra Zanardi Aparecido  “A sipat visa  ajudar  as empresas e seus colaboradores, já que reúne todas as indústrias do município e aborda temas atuais e de extrema importância para a concientização e prenveção dos acidentes do trabalho.

    Esse projeto é  desenvolvido há cinco  anos, este ano a 6°edição no municipio de Votuporanga,  em parceria com a Airvo/Sindimob, Prefeitura,  Coacavo, Facchini, Truck Galego, Medclin, Faculdades Regis entre outras. Tecnicos de seguranças, e representantes das  empresas da cidade são os responsaveis pelo evento que é aberto ao público, acontecerá de 23 à 26 de Agosto, no Centro de Convenções “ Jornalista Nelson de Camargo, ainda em construção,  e na sexta-feira, dia 27/08 será realizado o concurso de Paródias  no Votuporanga Clube.