• publicado em 26.05.2010
  • O design em Milão sob o olhar do SENAI
  • Senai de Votuporanga promoveu ontem palestra que aborda design
  •  

    A palestra apresentou as principais tendências em design de Milão na “Semana de Tecnologia Moveleira e Mecânica” que aconteceu neste dia 26/05 no Senai/Cemad Votuporanga

     

     

    A Semana de Tecnologia moveleira e Mecânica promovida pelo Senai/Cemad de Votuporanga teve como destaque “O Design em Milão sob o Olhar do Senai São Paulo Design” que aconteceu neste dia 26/05, na sede da escola,  palestra voltada para empresários do setor moveleiro e estudantes em nível técnico, visa incentivar e ampliar a visão estratégica das empresas e dos alunos de design e de marcenaria. Ministrada por Renata de Souza Ramos, analista de design do Senai-SP, que esteve em Milão neste ano, com a gerente do Núcleo Senai São Paulo Design, Sheila Brabo, para buscar e disseminar informações sobre o design italiano e difundir essas inovações como vem acontecendo. Já que o evento antes de chegar a nossa cidade passou por Itatiba dia 04/05 e São Bernardo do Campo no dia 07/05.

     

    Em palavras Renata destacou alguns fatores importantes da mostra “As tendências foram trazidas pelo SENAI São Paulo Design com uma abordagem de mercado, servindo como inspiração para o público. É importante considerar o grande potencial da indústria paulista, que em função da nossa diversidade cultural, étnica e das nossas riquezas naturais, tem um incontestável potencial de criação e de desenvolvimento de design”.

     

     

    Algumas Características Setor Moveleiro Italiano

     

     

    A indústria da Itália é baseada em 03 qualidades que difere de outras indústrias do mundo criatividade; cultura e história. Os principais aspectos do design italiano são: Inventar e propor novas maneiras de usar um produto, reduzir o desnecessário. Para eles a tendência é uma interpretação do mercado. É importante olhar o que acontece hoje. “Os pontos fracos de hoje poderão ser pontos fortes no futuro”.

    Caravanas

     

    Nas caravanas promovidas pela Airvo/Sindimob o país é um dos destinos certos dos empresários que estão sempre em busca de adquirir novos conhecimentos e novas receitas de sucesso, com destaque para Salone Internaziolane Del Móbile, umas das mais conceituadas férias mundial sediada  em Milão. Para o presidente da Airvo/Sindimob José Carlos de Melo “ As caravanas ou missões técnicas, seja nacional ou internacional proporciona grande acesso e novas tecnologias, design e novos mercados aos empresários, aumento de competitividade e produtividade para o setor moveleiro”.

     

     

    Ariane Pontes