• publicado em 26.05.2010
  • Taxa de desemprego tem leve queda
  • Em abril parcela de desempregados caiu de 13,4% para 13,3%
  • Em abril, a taxa de desemprego teve leve queda nas sete regiões analisadas pelo Fundação Seade e pelo Dieese, que divulgou nesta quarta-feira (26) a Pesquisa de Emprego e Desemprego. De acordo com a entidade, o resultado quase estável ocorreu porque o nível de ocupação cresceu em ritmo muito parecido ao número de pessoas que passaram a procurar trabalho.

    O desemprego medido na pesquisa recuou de percentual de 13,4% para 13,3% no conjunto das sete regiões onde a pesquisa é realizada: Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. Nessas regiões, o total estimado de desempregados ficou em 2.942 mil.

    "A criação de 131 mil ocupações, simultaneamente ao crescimento da População Economicamente Ativa – PEA, de 130 mil pessoas, resultou na mencionada estabilidade do contingente de desempregados", informou a entidade em comunicado.

    Já na região metropolitana de São Paulo, houve leve avanço na taxa de desempregados: de 13,1% para 13,3%, um total de 1,427 mil pessoas, 40 mil a mais do que no mês anterior. Segundo a entidade, o número de vagas criadas (107 mil) foi insuficiente para absorver as 147 mil pessoas que ingressaram na força de trabalho da região

    Do G1, em São Paulo