• publicado em 03.05.2010
  • Real mais valorizado frente ao dólar, diz ONU
  • Valorização da moeda brasileira foi a sétima maior em dois anos
  • Agencia Estado

     

    Mesmo com a decisão do governo de taxar o capital estrangeiro para evitar a valorização do real, a moeda brasileira foi uma das que mais se valorizou em relação ao dólar nos últimos dois anos no mundo. A avaliação é da Organização das Nações Unidas (ONU) que, neste fim de semana, publicou amplo documento sobre o impacto da crise na economia mundial. Segundo a avaliação, o real foi à sétima moeda que mais se valorizou entre janeiro de 2008 e janeiro de 2010, com uma alta de quase 5%.

     

    A moeda que teve a maior valorização foi o iene japonês, com uma alta de quase 30%. O franco suíço, tradicionalmente uma moeda de refúgio, foi a segunda. Já a China, apesar de todas as críticas americanas, foi a terceira moeda que mais se valorizou diante do dólar.

     

    O Congresso americano e os exportadores se queixam de que Pequim mantém sua moeda artificialmente desvalorizada para garantir um bom desempenho nas exportações e evitar uma avalanche de importações. Pelos dados da ONU, a constatação é de que, apesar de uma volatilidade pequena nos últimos dois anos, a tendência do Yuan é mesmo de uma valorização progressiva. A apreciação chegaria a 7%. As informações são do jornal O Estado de São Paulo .