• publicado em 16.04.2010
  • Caravana FIQ 2010
  • Empresários de Votuporanga e região visitam a FIQ 2010
  • A indústria brasileira de móveis projeta um crescimento de 10% neste ano para recuperar as perdas de 2009

     

    Ariane Pontes

     

    Empresários e representantes das indústrias moveleira de Votuporanga e região participaram da FIQ/2010 - Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (7ª edição) promovida pela Airvo - Associação Industrial da Região de Votuporanga e o Sindimob – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Votuporanga em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

    Foram 217 expositores, e público estimado em torno de 18 mil visitantes do país e exterior a expectativa de negócios é de superar R$ 300 milhões considerando a comercialização durante e pós feira. Uma área de 1000 metros quadrados foi reservada para expositores exclusivos de logística nas áreas de transporte, armazenagem, distribuição e movimentação de mercadorias.

     

    Palestras e Workshops

     

    Durante a FIQ foi realizada o 1°Congresso e 4° Seminário Moveleiro Paranaense, evento que teve programação de palestras e worksshops com destaque para especialistas do setor.  Francesco Balducci, engenheiro italiano e gerente de inovação do Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis (Cosmob), presta serviços técnicos a um dos principais pólos moveleiros da Itália falou a respeito da tecnologia e sustentabilidade industrial. O designer Lincoln Seragini, sócio-presidente da agência Seragini Farné Guardado, de São Paulo, considerado um dos maiores especialistas do país em branding (gestão de marcas) outro palestrante é o também designer Marcelo Rosebaum, que participa do quadro Lar Doce Lar programa Caldeirão do Huck Rede Globo de Televisão esteve presente no congresso.

     

     

    Inovação

     

    Na área de inovação e da sustentabilidade, aconteceu à quarta edição do PIIM (Projeto de Inovação da Indústria Moveleira) palco para mostra dos principais produtos inovadores trazidos pelos expositores da FIQ.

    A multinacional brasileira Sayerlack selecionou para expor no PIIM produtos que levam aplicação de tintas e vernizes com proteção antimicrobiana. Tecnologia desenvolvida pela empresa permite que o componente antimicrobiano seja adicionado às tintas e vernizes no processo de fabricação, conferindo a ação defensiva ao produto durante toda a sua vida útil. Para atender às especificidades do mercado moveleiro, a empresa desenvolve pesquisas que contribuem para nortear as novas criações

     

    Próxima Caravana

     

    A Airvo/Sindimob já organiza a próxima caravana com destino a ForMóbile 2010 – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis – que acontece de 27 a 30 de julho de 2010, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.A caravana parte de Votuporanga no dia 28/07, em sua quarta edição, mantém sua posição de maior feira da cadeia madeira-móveis da América Latina, com quase 80 mil m² de área total, onde devem expor aproximadamente 750 empresas, do Brasil e do exterior.Para mais informações (17) 3421-4077.