• publicado em 11.02.2010
  • Projeto “Compra com doação Simultânea“
  • A COAPINP entregou alimentos às entidades filantrópicas da região
  • Por Ariane Pontes

    A COAPINP (Cooperativa Agropecuária de Apicultores da Região Noroeste de São Paulo) entregou nesta manhã de hoje 7.823Kg de produtos alimentícios, a 67 entidades, da nossa região. A distribuição aconteceu na sede da cooperativa que se localiza na Incubadora de Empresas de Votuporanga, que é um projeto do SEBRAE em parceria com a Airvo – Associação Industrial da Região de Votuporanga e Sindimob - Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Votuporanga e Prefeitura Municipal. O repasse faz parte do projeto “Compra com Doação Simultânea” da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

    O programa permite que os associados das cooperativas, entreguem a produção de hortifrutigranjeiros obtidas em micros e pequenas propriedades, para entidades assistenciais recebendo preços médios cotados pela, Cegesp (Central de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).

     O presidente da Coapinsp, José Candido da Silva, explicou que com o aumento dos valores que serão pagos pelos produtos dos agricultores, integrantes das cooperativas familiares de Votuporanga, os apicultores irão produzir mais. “Antes eles recebiam RS 3.500 por ano e agora, o repasse será de R$ 4.500.”, ressaltou.

    Em virtude das grandes quantidades de chuvas, que vem ocorrendo desde o ano passado na nossa região, houve uma queda na safra do mel, obrigando a cooperativa solicitar uma autorização da CONAB para entregar outros produtos às entidades cadastradas no projeto, para cumprir o compromisso já firmado antes. Dessa forma, foram distribuídos além de 1.005 kg de mel mais 6.823 kg de outros produtos tais como laranja, limão, banana, moranga, milho verde, mamão, etc.

    O gerente da Incubadora de Empresas, Paulo Sergio Ferreira da Silva, comenta sobre a importância deste repasse. “Além do privilégio dos pequenos produtores serem remunerados de forma justa, eles estão contribuindo com as entidades que cuidam de pessoas com menos condições. A parceria Conab, Cooperativas e instituições contribuem com os agricultores e com a alimentação saudável, com o apoio da Prefeitura e da Câmara que não medem esforços para as instalações deste programa” disse.

     

    Novos produtores

     

    A cooperativa está em busca de novos cooperados, para atender a grande quantidade de produtos que vem sendo solicitado. A iniciativa tem como objetivo abrir a possibilidade para os produtores de micros e pequenas propriedades fornecerem os alimentos da agricultura familiar.

    Outro incentivo é o decreto nº 6447, de 07 de maio de 2008, regulamenta o Artigo 19 da Lei 10.696. Que Instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos, criando a modalidade da alimentação escolar com base na aquisição de alimentos da agricultura familiar, no mínimo 30% dos produtos oferecidos pela escola deve ser comprado dos produtores familiares, o que já acontece no município à meta da cooperativa, que já vende o mel, é vender o restante dos produtos que abrange o programa.

    Os interessados em participar da cooperativa podem entrar em contato no endereço: Av. Domingos Pignatari nº 5198 telefone: 3421- 5869   ramal 29.