• publicado em 23.12.2009
  • Pesquisas revelam preferências
  • 91% dos consumidores buscam informação na web
  •  

    A pesquisa The Elite Consumer, realizada pelo Ibope Mídia no começo de dezembro, aponta que 91% do grupo considerado de "elite" busca dados na web sobre produtos antes de efetuar uma compra e 81% concorda que vale a pena pagar mais caro por produtos de maior qualidade. O estudo ouviu pessoas entre 20 e 64 anos, que representam o top 5% de alto potencial de consumo - de acordo com o padrão de Nível Socieconômico adotado pelo Target Group Index na América Latina - e que acessaram a internet nos últimos 3 meses. Outra pesquisa, esta realizada pelo instituto Delloite no primeiro semestre de 2009, diz respeito a outras parcelas da população e aponta que a classe C teve 27% de aumento de renda e a classe E mostrou disposição de reformar a casa, comprar máquina de lavar roupa e telefones celulares, ou seja, podem e querem consumir mais.

     

    O especialista em desenvolvimento de novos negócios, Renato Senatore, acredita que, diante deste cenário, as empresas precisam estar atentas às mudanças de perfil do público. "Os consumidores estão cada vez mais exigentes e poderosos, devido à grande oferta e ao aumento de qualidade de todos os produtos e serviços oferecidos a eles. Assim, seus anseios também mudam com uma rapidez incrível e para acompanhar essas mudanças só há um meio: o diálogo constante com esses consumidores", afirma o especialista. "Para que as iniciativas de qualquer empresa tenham o mínimo de assertividade, todas as decisões devem ser embasadas em dados e informações altamente confiáveis", garante.