• publicado em 16.12.2009
  • Parceria entre Sebrae e Airvo diminui custos
  • Foram 14 empresas fabricantes de móveis beneficiadas pelo projeto APL
  • APL

     

    O Sebrae-SP divulgou na última segunda-feira o balanço final do Arranjo Produtivo Local (APL) realizado com micro e pequenas empresas de móveis da região de Votuporanga. O convênio, iniciado em novembro de 2007 e encerrado em outubro de 2009, beneficiou 14 empresas fabricantes de móveis (estofados, estantes, racks, camas, sala de janta e escritório), e foi desenvolvido em parceria com a Associação Industrial da Região de Votuporanga. Graças às ações desenvolvidas pelos parceiros, a produtividade das empresas aumentou em média 23%, enquanto o custo diminuiu em 6%.

    “O projeto teve uma realização de 70% do previsto, atingindo o objetivo de tornar as empresas mais competitivas no mercado”, explicou a analista Evelise Galbe de Carvalho, gestora do APL pelo Sebrae-SP. “Os empresários tiveram ações de mercado que contemplaram missões internacionais, exposições em feiras do setor, participaram de cursos, workshops, palestras, consultorias de gestão administrativa e de produção industrial. Estas ações contribuíram para o fortalecimento do grupo, diminuindo o impacto da crise mundial nestas empresas”, completou Evelise.

    Segundo uma pesquisa feita com os participantes no final do projeto, 80,4% deles consideraram as ações muito importante para suas empresas, 74,9% acreditam que houve retorno do valor aplicado no projeto e 83,5% têm interesse em participar coletivamente de novas ações como as realizadas.

    “O resultado alcançado foi extremamente positivo, principalmente se considerarmos que praticamente 50% do projeto aconteceu em período de forte crise mundial” disse o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Marcos José Amâncio. “Com profissionalismo por parte dos empresários, e com a aplicação das ações previstas no projeto, as empresas participantes conseguiram superar mais essa ameaça econômica e estão prontas agora para retomar o ritmo de crescimento. É importante ressaltar o reconhecimento dos empresários pela importância da parceria do SEBRAE-SP com a AIRVO na busca de soluções que atendam às necessidades apresentadas pelas empresas do setor moveleiro de Votuporanga e região”, finalizou o gerente.

    “O APL foi extremamente importante, e todas as empresas que realmente adotaram as ações concluíram, na prática, a sua eficiência”, afirmou o presidente da AIRVO, Sério Braga. “Por isto, estamos à disposição do Sebrae-SP para realizarmos juntos novas ações”, finalizou Sérgio.