• publicado em 16.11.2009
  • Encomex traz oportunidades de negócios
  • Evento será nos dias 2 e 3 de dezembro, em São José do Rio Preto
  • A Associação Industrial da Região de Votuporanga e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Votuporanga em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto, realizam nos dias 2 e 3 de dezembro, no Ipê Park Hotel, em São José do Rio Preto, das 9h às 20h, a 139ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex). O evento é aberto ao público e as inscrições já podem ser feitas pelo www.encomex.mdic.gov.br.

    É o único evento do ano que será realizado em uma cidade do interior e contará com a participação de autoridades e empresas de diversos setores - o que amplia as relações comerciais das cidades do interior.

    Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho, trazer este evento é uma conquista por desenvolver a cultura exportadora nos empresários da região de São José do Rio Preto e também de outras regiões importantes para o desenvolvimento do Estado de São Paulo como Votuporanga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília. “O Encomex traz o que há de mais importante para as empresas fomentarem ou iniciarem suas exportações, aumentando a participação de nossas cidades no cenário nacional de comércio exterior”, explica o secretário.

    O evento é voltado para empresários de vários segmentos, e todo conteúdo da programação foi elaborado com informações sobre exportação de bens e serviços.    

    Nos dois dias do evento, estão previstos seminários, painéis e oficinas, que serão proferidos por representantes dos setores público e privado, sobre o comércio exterior. No evento também haverá um showroom institucional, no qual os participantes poderão receber atendimento individual, para esclarecimentos mais específicos sobre temas ligados ao comércio exterior.  

    O Encomex também apresenta o Espaço do Exportador, onde será realizado o “Encontro com Tradings”, no qual pequenas e médias empresas brasileiras negociam diretamente com tradings, criando um ambiente de negócios propício à internacionalização do potencial exportador e à ampliação dos negócios para aqueles que atuam no comércio internacional. 

    O Encomex é promovido desde 1997 pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC. Nesse período, foram realizadas 138 edições do evento, em mais de 80 municípios brasileiros. De lá  para cá, as exportações brasileiras cresceram de US$ 52,982 bilhões, em 1997, para quase US$ 200 bilhões no final de 2008. A evolução dos números pode ser atribuída a diversos fatores, sendo um deles a disseminação da cultura exportadora, como realização dos Encontros de Comércio Exterior por todos os estados brasileiros. 

    O evento conta com o apoio de órgãos como, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sebrae, Apex Brasil, Federações, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, BNDES, entre outros.

     Serviço 

    Encontros de Comércio Exterior em Rio Preto - Encomex Rio Preto 

    Dias 02 e 03 de dezembro de 2009

    Horário: das 9h às 20h

    Local: Ipê Park Hotel

    Inscrições gratuitas: www.encomex.mdic.gov.br