• publicado em 29.09.2009
  • Secretária: uma evolução profissional
  • Monaliza Pelicioni

    Cuidar da comunicação interna, além de organizar arquivos, preparar relatórios e agendar viagens e reuniões, são algumas de suas principais atividades

    No dia 30 de setembro, comemora-se o dia da(o) Secretária(o), profissional que visa facilitar o fluxo do trabalho dos diretores, gerentes e demais assessorados.

    Com o decorrer dos anos, a ocupação adquiriu um novo perfil. O domínio da língua inglesa e da informática já não são diferenciais, mas quesitos básicos, assim como formação acadêmica, conhecimentos atualizados e boa apresentação. A evolução da profissão não para de se aperfeiçoar e de acompanhar o ritmo do mundo globalizado.

    Cássia Regina Pires da Silva, exerce a função de secretária, desde janeiro de 2009. Com 20 anos, ela cursa administração de empresas e busca participar de maneira discreta, mas ativa, de grandes realizações.

    Cuidar da comunicação interna, além de organizar arquivos, preparar relatórios e agendar viagens e reuniões, são algumas de suas principais atividades. "Atualmente as secretárias são mais participativas e dinâmicas do que no passado. Deixamos de nos ocupar apenas com tarefas de menor importância e passamos a fazer um gerenciamento das atividades gerais".

    Assistente da gerência da Incubadora de Empresas de Votuporanga, Cássia desenvolve, atividades que até alguns anos atrás eram atribuídas a outras profissionais. "Coordeno eventos/cursos internos e externos, auxilio na contratação de consultores e palestrantes", explica.

    Para se manter atualizada e acompanhar as mudanças impostas pelo mercado, sempre que possível, participa de seminários e fóruns organizados para a categoria. "Também procuro ler e me manter informada sobre todos os assuntos relacionados à área de atuação na qual trabalho", disse.

    Para o presidente da Airvo/Sindimob (Associação Industrial/Sindicato do Mobiliário), Sérgio Luiz Braga, a profissional contribui para o desenvolvimento e crescimento das atividades de nossas empresas. “Responsáveis pela organização e controle de nossas agendas, elas fazem acontecer e girar o mundo dos negócios. Graças a elas, conseguimos fazer com que nosso dia seja o mais aproveitável possível”, finalizou.