• publicado em 26.03.2019
  • Fimma 2019 começou nesta terça-feira(26)
  • Novos projetos, maior número de expositores e diversas ações









  • Às 14h desta terça-feira (26) acontece a abertura oficial da Fimma Brasil 2019, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. Organizada pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), a feira recebe, até sexta-feira (29), fornecedores de máquinas, matérias-primas e acessórios, além de vários outros profissionais do setor moveleiro. Segundo a organização do evento, que vai receber visitantes das 13h às 20h, são aguardadas 25 mil pessoas para esta 14ª edição.

     

    Antes mesmo da feira dar a largada, já conta com uma boa notícia: o número de expositores atingiu a marca de 380, sendo que 35% deles são formados por novas marcas. Ou seja, a oportunidade de realizar networking e firmar parcerias é ainda maior nesta edição. Por isso, são estimados US$ 290 milhões em negócios. “Sem dúvida, quem ganha é o visitante, que terá à disposição uma gama maior de produtos. São marcas que vislumbram na Fimma Brasil oportunidade de ingressar e crescer no mercado”, comemora o presidente da Fimma Brasil 2019, Henrique Tecchio, enfatizando que o aumento no número de expositores comprova o otimismo e a retomada da indústria.

     

    Organizada do setor para o setor, a Fimma Brasil foi um dos primeiros eventos de repercussão internacional realizada no Brasil. Desde 1993 é reconhecida como a quinta maior feira do mundo para o setor moveleiro. A credibilidade e tradição do evento favorecem a diversificação de expositores que estarão nesta 14ª edição: 32% de máquinas, 20% de matérias-primas, 18% de ferramentas, 15% de acessórios, 10% de componentes e 5% de outros segmentos.

     

    Com o mote da diferenciação, a Fimma 2019 contará com cinco ações inéditas, desenvolvidas com o intuito de proporcionar boas experiências tanto aos expositores como aos visitantes. São elas:

     

    Áreas exclusivas para os segmentos de rochas e florestal;

     

    Projeto Mobstone Fimma – Mobiliário em Pedra, que busca promover maior integração entre o móvel brasileiro, o design e a rocha;

     

    Arq Day, dedicado a arquitetos e designers;

     

    Vinda de 200 empresários vips de todo o Brasil;

     

    Projeto Fábrica em Ação, iniciativa da Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq).

     

    “A cada edição, a feira tem a preocupação de trazer um novo olhar para os negócios ligados ao setor moveleiro, atendendo demandas dos expositores e dos visitantes. Com a perspectiva de retomada da economia, a feira sentiu que era o momento de ampliar a oferta por máquinas e matérias-primas, entre elas dos setores florestal e rochas, e também integrar profissionais da arquitetura e design”, explica Tecchio.

     

     

    Credenciamento antecipado

     

    Para participar da Fimma Brasil 2019, basta efetuar a inscrição no site da feira (http://www.fimma.com.br/credenciamento). A retirada da credencial será efetuada durante visita à Fimma, digitando o número do CPF nos terminais de impressão de credenciais, que estarão localizados nos acessos dos pavilhões A e E. Por motivos de segurança, será proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados por responsáveis.

     

     

    Traslados

     

    Quem chegar nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul ou estiver hospedado nos hotéis cadastrados pela Fimma em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa poderá utilizar o traslado disponibilizado pela organização da feira até o Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Quem preferir visitar a feira de carro não terá dificuldade para estacionar, pois 2,5 mil vagas serão colocadas à disposição durante a realização do evento.

     

     

    Gastronomia

     

    Diversas opções gastronômicas estarão espalhadas pelos pavilhões A, B, C, D, E, seja para um café, um lanche ou, ainda se preferir, almoçar e jantar dentro da feira. No pavilhão C será possível encontrar restaurantes e lanchonetes na Praça de Alimentação. O lounge entre as ruas 10 e 11 do pavilhão A vai oferecer diariamente um drink por pessoa, a partir das 17h. Já nas ruas 18 e 19 do pavilhão B será possível visitar o Wine Bar, da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), e conhecer algumas das principais marcas de vinhos e espumantes consumidas no Brasil.

     

     

    Convenience Store

     

    Tanto expositores quanto visitantes poderão usufruir de uma série de serviços do Convenience Store, no pavilhão C. Neste local estarão disponíveis produtos da Casa da Ovelha, Casa da Confecção e Benevento Café e Chocolates, todos com sede no roteiro cultural Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves; além de produtos da Chocolates Florybal e Malharia Aurora, de Gramado. Também estarão à disposição uma farmácia, ambiente para massagens relaxantes (terapias orientais) e espaços para guardar malas e materiais. Tudo isso para melhorar a experiência de quem não tiver tempo para passear pela região, dando a oportunidade de desfrutar de alguns dos principais atrativos do local durante o próprio evento.

     

     

    Demais serviços

     

    A organização da feira disponibilizará gratuitamente o serviço de guarda-volumes, localizados próximo às entradas principais nos pavilhões A e E. Os cuidados com a saúde também estarão presentes, por meio de espaços com atendimento médico, com postos nos pavilhões A e E, garantindo o bem-estar do público.

    No pavilhão A, rua 4, os expositores terão à disposição a Sala de Imprensa, local em que poderão divulgar seus produtos por meio de press kits. A equipe da Fimma Brasil também estará à disposição, por meio do Balcão de Informações e da Área Administrativa, localizada no hall de entrada do Pavilhão A.

     

     

    Projeto Comprador

     

    Na quarta (27) e quinta-feira (28) serão realizadas rodadas de negócios do projeto Comprador. 51 importadores de 10 países e 66 expositores vão participar das rodadas, que terão 20 minutos cada uma. Neste ano, a grande novidade será o limite de crédito pré-aprovado de US$ 2,5 milhões, por meio do grupo Exicon, com matriz na Holanda e correspondente no Brasil do Grupo FCI, dedicado a avaliações de risco comercial para operações a prazo nos segmentos de exportação e importação. Para essa 10ª edição do projeto Comprador na Fimma estarão presentes importadores da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O projeto Comprador Fimma Brasil 2019 é uma ação do projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações, realizado pelo Sindmóveis de Bento Gonçalves com apoio da Apex-Brasil. Juntos, Movergs, Sindmóveis e Apex-Brasil somam esforços para potencializar a internacionalização da cadeia moveleira.