• publicado em 31.01.2019
  • Movelpar
  • Prêmio de Design Movelpar Valoriza a Inovação
  • Com apoio da Abimóvel e Apex-Brasil, prêmio também vai considerar fatores como sustentabilidade


    Nos dias 18 e 19 de março, o Prêmio de Design Movelpar vai apontar as melhores soluções apresentadas pelas indústrias expositoras da feira. Segundo o consultor e organizador do prêmio, Nilson Violatto, a iniciativa vai retratar o modelo de negócio em que se insere o atual mercado moveleiro. “As empresas estão concentradas em atender as expectativas dos consumidores dentro do cenário da inovação e do design. As indústrias têm recebido novidades em acessórios, painéis, tintas, entre outros componentes desenvolvidos por designers e que estão se inserindo nos móveis produzidos pelo setor. O prêmio vai valorizar a inovação, a produtividade e a sustentabilidade que são atributos exigidos pelo mercado e irá premiar móveis que já estarão à venda em 2019”, destacou.

     

    A premiação, que conta com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência de Promoção da Exportação do Brasil (Apex-Brasil), busca mostrar a importância do design como atributo de competitividade. “A iniciativa do prêmio foi muito bem recebida pelos expositores e a escolha do corpo de jurados, composto de personalidades do setor, foi muito bem avaliada. A premiação trará reconhecimento e destaque não só aos vencedores, mas também aos classificados. Percebemos que o design está realmente sendo valorizado pela indústria que quer ver seus produtos sendo destacados no mercado consumidor”, afirma Mônica Barbosa, jornalista e curadora do Prêmio Movelpar, que também conta com a curadoria de Marcos Batista, apresentador do programa Inova360 na Record News, com o quadro Design & Inovação.

     

    classificação dos protótipos inscritos no prêmio será anunciada até 25 de fevereiro pelo site www.movelpar.com.br. A categoria Grandes e Médias Empresas, recebeu inscrições nas modalidades sala de estar, sala de jantar e copa, quarto, cozinha, banheiro, área externa e linha rústica, infantis e escritórios. Já a categoria Sebrae/APL de Móveis recebeu projetos de marcenaria. Os critérios são inovação e produção (grau de inovação e viabilidade da produção); sustentabilidade e responsabilidade (uso consciente dos recursos); funcionalidade (usabilidade e ergonomia); e estética (apelo emocional e ambientação).

     

     

    Jurados confirmados

     

    Paulo Alves e Lívia Pedreira estão entre o corpo de jurados confirmados para o Prêmio de Design Movelpar. Paulo Alvestambém será autor do troféu que irá premiar os vencedores. O designer usa a madeira com maestria, criando móveis e objetos em marcenaria desde 1994, influenciado pelas formas modernas, observação da natureza e fascínio pelas possibilidades da matéria-prima. Suas criações são fabricadas por indústrias renomadas e podem ser vistas no estúdio que mantém na Vila Madalena em São Paulo e em uma seleção das melhores lojas do País e do exterior.

     

    Lívia Pedreira é jornalista e especializada em arquitetura, urbanismo e design. Colaborou com os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e com a revista Casa Vogue, até ser contratada pela revista Casa Claudia com a missão de introduzir o tema design na publicação e na cobertura de eventos internacionais. Hoje dirige a CasaCor, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, com 23 franquias nacionais e internacionais.


    Fonte: https://www.moveisdevalor.com.br/portal/premio-de-design-movelpar-valoriza-a-inovacao