• publicado em 27.12.2012
  • Boletim Abimóvel
  • IPI para Móveis é Prorrogado
  • Nesta quarta feira (19), após reunião do presidente José Luiz Diaz Fernandez com equipe do Ministério da Fazenda, o Governo Federal tomou a decisão de prorrogar a isenção do IPI incidente sobre os móveis brasileiros. Portanto, mais uma conquista da nossa entidade que beneficiará não só todas as empresas produtoras como toda a cadeia produtiva de móveis, além do comércio atacadista e varejista de móveis.

    Reunião exclusiva

    A reunião acontecida nesta tarde teve a presença dos técnicos e executivos do Ministério da Fazenda que analisaram os dados positivos do setor e tomaram a decisão de acreditar em mais um novo período de isenção. José Luiz informou que a alíquota normal para móveis e painéis, que era de 5%, passou para zero com a redução de tributos.

    Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, "apesar de continuar menor do que o "normal", a alíquota do IPI começará a subir, em vários casos, a partir de janeiro do ano que vem. Assim permanecerá em janeiro com alíquota zero, passando para 2,5% entre fevereiro e junho de 2103."

    Também foram expostos os números que remetem a um planejamento positivo do setor, fato que foi considerado de suma importância para a decisão do governo federal. Na conclusão da reunião, os técnicos observaram que é de suma importância que toda a cadeia que integra o nosso segmento, inclusive o comércio varejista, também respeite a manutenção dos preços beneficiados pela isenção tarifária.

    Mensagem Especial

    Estamos nos aproximando do final do ano de 2012 certos de que nos três próximos anos a nova gestão da ABIMÓVEL continuará apta a acompanhar todas as necessidades do setor moveleiro. Nos anos que estivemos à frente da Associação trabalhamos com entusiasmo, também com algumas dificuldades e sempre prezamos o esforço que todos os nossos associados nos dispensaram para manter a entidade viva e atuante.

    Nesse período angariamos algumas conquistas que puderam fomentar o setor moveleiro. Nossa gestão foi marcada pela alta congregação dos produtores, pela proximidade com os principais polos produtivos e pela participação e estreitamento com o Governo Federal. A Abimóvel consolidou-se como uma instituição de representatividade nacional do setor moveleiro. Tivemos a criação e execução do I Salão Abimóvel, realizado no Anhembi, em São Paulo, onde recebemos compradores dos principais países consumidores, de visitantes de expressão nacional e expositores da mais alta categoria e representatividade da qualidade e do design dos nossos móveis.

    A Abimóvel tem suas bases em São Paulo e Brasília que trabalham distintamente. Vale destacar que seu escritório em Brasília, instalado há cerca de três anos, já possui uma desenvoltura muito boa em relação às nossas necessidades de inter-relacionamento com os órgãos e instituições federais.

    Assim, posicionamos a entidade junto aos principais órgãos públicos como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Fazenda, da APEX, da CNI, do Fórum Nacional da Indústria, do SEBRAE entre outros. Nossa participação como setor respeitável no Plano Brasil Maior foi muito valiosa para a conquista do Reintegra.

    Também incluímos o setor moveleiro no sistema de Desoneração da Folha de Pagamentos e participamos de diversos Grupos de Trabalho que visam desenvolver e certificar produtos no INMETRO, na ANVISA, no INPI, na ABDI. Avançamos também junto às casas legislativas como o Senado e a Câmara Federal, integrando comissões executivas e divulgando o nosso setor junto aos parlamentares. Prestamos diversos serviços de apoio e informações solicitadas pelos nossos associados. Por três períodos diferentes conseguimos conquistar a inclusão do setor moveleiro no benefício do IPI Zero e estamos trabalhando em outros projetos que serão apenas o começo de benefícios que certamente virão.

    A Associação tem uma relação já estabelecida com o governo; essa relação ajuda a entidade a cumprir seus compromissos. Compromissos que justificam a sua existência, deixando assim um legado positivo para que a próxima diretoria sob a direção de Daniel Lutz possa dar continuidade aos projetos da gestão anterior.

    Novas oportunidades certamente virão e a Abimóvel participará mais ativamente junta aos polos moveleiros contando com o apoio das empresas e o espírito de equipe entre os empresários.

    Acreditamos que nosso maior desafio será o de adequação dentro de alguns parâmetros, tais como o acompanhamento tecnológico das unidades produtoras, que a cada ano mais ganham novos equipamentos e novos processos de fabricação, o treinamento e a qualificação de nossos trabalhadores, que precisam estar sempre prontos para a evolução e, como fator externo, atentos ao crescimento de mercado que sofre com a questão dos importados.

    Vale lembrar que nosso mercado interno é de mais de 34 bilhões de reais e que poderá vir a crescer mais de 8% no próximo ano o que daria um faturamento a mais de cerca de 3,0 bilhões de reais injetados na economia.

    A Abimóvel conseguiu nos últimos anos congregar os elos que participam da nossa cadeia produtiva incentivando programas como o Brazilian Furniture, da APEX, de eventos que promovem rodadas de negócios com compradores internacionais, design de móveis, dentre outros, que estimulam a participação e evolução dos sindicatos e associações que congregam nossos industriais e empresários do setor.

    Gostaríamos de agradecer a todas as entidades parceiras, sindicatos e aos associados que apoiam a todo tempo a nossa Associação: pelo respeito, seriedade e pela oportunidade de aproximação. Agradecemos também aos atuais diretores, sempre disponíveis para atender o bem estar e os anseios da entidade.

    Despedimos-nos de uma gestão positiva, gratos por termos feito mais uma vez parte da história da ABIMÓVEL. É com satisfação que recebemos a nova diretoria responsável pelo triênio 2013/2015. Desejamos a Daniel Lutz e sua nova diretoria muito sucesso e muitas conquistas.E a todos um ótimo período de festas e um excelente 2013, com muita alegria e saúde a todos os familiares.

    José Luiz Diaz Fernandez – Presidente da Abimóvel