• publicado em 09.11.2012
  • Paulo Skaf recebe Personalidade do Ano 2012
  • Das mãos de ministra da Justiça da França
  • Título, concedido pela Câmara de Comércio Brasil na França, reconhece 'contribuições do presidente da Fiesp e do Senai-SP para a promoção do comércio e dos investimentos entre Brasil e França'

    Agência Indusnet Fiesp

    Em jantar de gala em Paris, na capital francesa, o presidente da Federação e do serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Fiesp e Senai-SP), Paulo Skaf, recebeu na noite desta terça-feira (06/11) o título de “Personalidade do Ano 2012?, reconhecimento da Câmara de Comércio do Brasil na França (CCBF). A premiação foi entregue pela ministra da Justiça do país anfitrião, Christiane Taubira. 

    “Merecer homenagem de tamanha importância nesta pátria mãe dos ideais de liberdade e direitos fundamentais do ser humano é, sem dúvida, motivo de justificado orgulho para um brasileiro que, como eu, tem buscado olhar o próximo além de si mesmo. Porque no meu entender, não há felicidade sem justiça social. E é na força da sua produção que um país pode oferecer oportunidades a todos”, disse Skaf em pronunciamento durante o evento.

    Durante seu discurso de agradecimento, Skaf anunciou a assinatura de um acordo de cooperação da Fiesp com a universidade parisiense Sorbonne. O objetivo é o de criar uma cátedra intitulada “Globalização e mundo emergente Fiesp-Sorbonne”.

    Em seguida, o presidente da Fiesp e do Senai-SP disse que faz todo sentido intensificar as relações bilaterais e manifestou esperança de que as relações franco-brasileiras sejam um símbolo de solidariedade e cooperação no enfrentamento das adversidades econômicas.

    “Tenham certeza de que a homenagem que aqui recebo nesta noite tão marcante em minha vida, e que compartilho com todos os brasileiros que empreendem e trabalham, me estimula ainda mais a seguir contribuindo para ampliar o intercâmbio bilateral entre Brasil e França”, concluiu.

    Skaf recebeu o título “em virtude de suas notáveis contribuições para a promoção do comércio e dos investimentos entre Brasil e França”, conforme nota divulgada em outubro pela CCBF. “Desde que assumiu a presidência da Fiesp, Skaf vem ampliando o intercâmbio com a França. Até hoje foram realizados mais de 40 eventos e reuniões bilaterais, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo”, completa a nota.

    Pelo lado francês, o homenageado foi o presidente do Grupo Casino, Jean-Charles Nauri. Na ocasião também foi celebrado o terceiro aniversário da Câmara de Comércio do Brasil na França.

    O “Prêmio Personalidade do ano” foi criado em 2010. A CCBF elege duas personalidades, uma francesa e outra brasileira, para serem homenageadas, em razão de suas contribuições à promoção das relações econômicas entre o Brasil e a França.

    No ano passado, Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas, e Thierry Pilenko, Presidente da TECHNIP, foram os agraciados.

    Câmara de Comércio do Brasil na França

    A Câmara de Comércio do Brasil na França tem como principal objetivo intensificar as relações comerciais entre os dois países. Sua missão é a de facilitar as trocas entre franceses e brasileiros de modo a impulsionar o intercâmbio comercial entre ambos.

    A CCBF atua com a finalidade de promover e facilitar os contatos comerciais, possibilitando o encontro de seus membros e da comunidade empresarial com personalidades do mundo acadêmico, político, financeiro e industrial. São discutidos temas econômicos, jurídicos e comerciais que interessam as relações econômicas franco-brasileiras.

    A presidência é de Carlos Ghosn e a direção, do embaixador Philippe Lecourtier.