• publicado em 27.09.2012
  • Airvo/Sindimob participa de Missão
  • A entidade estará representada pelo diretor Sérgio Braga
  • A Airvo/Sindimob (Associação Industrial da Região de Votuporanga/Sindicato das Indústrias do Mobiliário) estará representada pelo diretor Sérgio Braga em Missão à Polônia. Ele e mais alguns empresários do polo moveleiro de Mirassol viajam à Polônia, no dia 29 de setembro, para conhecer a indústria moveleira polonesa e suas técnicas de comercialização com grandes redes de varejo.

    Sérgio Braga trará informações para disseminar para o setor local e, com isto, manter o nosso polo moveleiro atualizado e competitivo a nível internacional.

     

    Informações

    Foi contratada uma empresa de consultoria espanhola chamada Competitiveness, que elaborou um estudo do mobiliário de Mirassol, Votuporanga e região do ABC. Essa empresa identificou uma tendência mundial no varejo focado na Ikea, que é uma líder mundial no varejo em quase todos os países que atua.

    As indústrias moveleiras polonesas foram as que desenvolveram as melhores estratégias para venderem para a Ikea. Esta missão também visitará lojas para conhecimento da política comercial e de produtos que ela utiliza.

    A Ikea já está com escritório em Curitiba fazendo pesquisa de mercado e estudando as leis brasileiras para, provavelmente, num futuro bem próximo, se estabelecer no Brasil.

    “Portanto, o objetivo desta missão empresarial é conhecer e traçar estratégias para o setor moveleiro se relacionar com este “gigante” do atacado, e não ficarmos refém da Ikea”, ressaltou Braga.

     

    Ikea

    A Polônia foi o primeiro produtor mundial da Ikea e continuou o sendo por vários anos seguidos tendo sido ultrapassada recentemente pela China, mas ainda mantém esta liderança de fornecedores na produção de móveis no continente europeu.

    A Ikea vem se beneficiando da força de trabalho polonesa treinada e de baixo custo desde 1961 quando iniciou suas atividades naquele país. Hoje a Polônia é o maior produtor de mobília no mundo dentre as 14 plantas da Swedwood.

    A Ikea é maior expoente no segmento estratégico de self-decision.  É uma companhia privada de origem sueca, controlada por uma série de corporações sediadas nos Países Baixos, especializada na venda de móveis de baixo custo com design atraente.

    Com cerca de 300 grandes lojas localizadas em distintas cidades de 37 países e um excelente departamento de marketing, é provavelmente a melhor empresa com a qual poderíamos contrastar as nossas hipóteses de crescimento do segmento self-decision na Europa e no mundo.

    Em termos de lançamento de produto, a Ikea tem um sistema de catálogo muito sofisticado que contém cerca de doze mil produtos, tem uma tiragem de cerca de 175 milhões de cópias anuais e é distribuído gratuitamente através dos correios ou nas lojas.

    Além disso, tem uma inteligência no desenho das suas lojas única no mundo, gerando espaços interativos para o consumidor.

    Com faturamento de aproximadamente US$ 15 bilhões ao ano, é o principal agente a nível mundial no segmento do self-decision. Embora a Ikea não produza móveis, como varejista, conta com mais de 2.300 fornecedores em 67 países no mundo, com os quais se integra para gerar a cadeia de suprimentos mais eficiente existente atualmente no setor de móveis.

    Tem um foco muito forte em preço (30% mais barato que qualquer outro varejista de móveis) e design. Para isso, o varejo cria parcerias fortes a longo prazo com produtores de móveis (muitos da Polônia) os ajudando a melhorar suas diferentes áreas para se tornarem mais produtivos e inteligentes (capacidade produtiva, design industrial, negociação com fornecedores, logística, etc). Com ajuda dessas parcerias, muitos fornecedores tem conseguido alcançar posições de liderança na indústria moveleira.

      

     

     
     
     
    Karolline Bianconi
    Assessoria de Imprensa
    Airvo/Sindimob
    imprensa@airvo.com.br
    www.airvo.com.br
    (17) 3421-4077