• publicado em 31.05.2012
  • Maioria já tem cartão SUS
  • Em Votuporanga, mais de 75 mil usuários se cadastraram
  • A maioria da população de Votuporanga já se cadastrou para o cartão SUS. Mais de 75 mil dos 84.692 habitantes do município já possuem o cartão. “O cartão SUS é documento necessário e obrigatório para ter acesso aos serviços de saúde do SUS, como agendamento de consultas e exames, atendimento de urgências e emergência (Pronto Socorro, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No caso dos convênios particulares a exigência do cartão foi determinada pela ANS (Agência Nacional de Saúde), que através de uma resolução normativa passou a exigir que os conveniados realizassem seu cadastramento”, explicou Jailson Batista Alves, assessor de Saúde Pública.

    Quem ainda não possui o cartão SUS, pode procurar a unidade básica de saúde a que pertence portando algum documento de identificação e comprovante de endereço para fazer o cadastro. No caso de crianças, levar a certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo. “É importante todo cidadão portar o documento para quando precisar utilizar os serviços de saúde já possuí-lo, porém não é necessário desespero para realizar o cadastramento”, explicou.

    A finalidade do cartão é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, arquivo este que possa ser acessado de qualquer parte do país. Conforme a ANS, a implementação do cartão faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado.

     

    Documentos necessários

    Para fazer o cartão SUS, são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência. Para menores de idade: certidão de nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da mãe.

    Em Votuporanga, o paciente deve procurar a unidade de saúde ou consultório municipal a que pertence para solicitar o cartão.  

     

    2ª Via

    A segunda via do cartão SUS poderá ser obtida na mesma Unidade de Saúde/ Consultório Municipal em que foi feito o primeiro. Caso não seja possível identificar o número anteriormente atribuído, pode ser solicitada a emissão de um novo cartão.

    Mais detalhes sobre a solicitação do cartão SUS podem ser obtidos na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Santa Catarina nº 3590 – Centro, ou pelo telefone:  (17) 3405-9787. 

     

    Fonte: Jornal A Cidade/ Andressa Aoki