• publicado em 24.05.2012
  • Adelia Porto assume presidência da Airvo
  • Esta é a 5.ª vez que a empresária ocupa o maior cargo
  • A empresária Adelia Porto, da Porto Vieira Indústria e Comércio de Troféus, assume oficialmente nesta sexta-feira (25/5), a presidência da Airvo/Sindimob (Associação Industrial de Votuporanga/Sindicato das Indústrias do Mobiliário), no biênio 2012/2013. Quem deixa o cargo é o empresário José Carlos de Melo, proprietário da Celiflex Indústria de Colchões. A cerimônia de posse acontece a partir das 8h, na sede da entidade, que fica na avenida Nasser Marão, nº 2843, no Distrito Industrial I.

    Adelia está à frente das entidades desde janeiro deste ano, mas a data da posse foi escolhida justamente no Dia da Indústria. A proposta é destacar ainda mais na data a representatividade dos parques industrial e moveleiro de Votuporanga.

    Empresários e associados já confirmaram presença, além de autoridades como o prefeito de Votuporanga, Júnior Marão, o deputado Carlão Pignatari, o presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão, e demais lideranças da região.

     

    Um pouco mais sobre a presidente

    Adelia Porto possui formação em Letras, Pedagogia, além de especialização em Linguistica, e Pós-Graduação em Administração e Controle da Qualidade Ambiental.  É casada com José Ângelo Antônio Schinca Vieira e tem três filhos: Ana, Alan e Amarilis. É membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e realiza trabalho voluntário no Grupo Espírita Maria de Nazaré (Divaldinho).

     

    Expectativas para o mandato

    Esta é a quinta vez que a empresária ocupa o maior cargo da entidade. Ela esteve à frente da Airvo/Sindimob nos seguintes anos: 2001/2002; 2006/2007, e agora, 2012/2013. Cada presidência foi marcada pela forte atuação de Adelia frente às indústrias de Votuporanga.

    Sobre suas expectativas para este novo mandato, Adelia espera realizar, junto com a diretoria, tudo o que foi planejado, de tal maneira que isso signifique o fortalecimento da indústria. Para ela, o mais importante nesta nova gestão é conseguir executar o planejamento estratégico contando com a força e o entusiasmo de toda a diretoria. Já fizemos o Planejamento Estratégico e nele priorizamos ações que fortaleçam a indústria e que ao mesmo tempo envolvam a saúde preventiva  de  todos os que trabalham com a indústria sejam eles os empresários ou empregados, homens ou mulheres. Será dada atenção muito especial também aos processos de educação e comunicação”, disse. 

    Adelia cita sobre os desafios que precisam ser enfrentados. ““São vários os desafios da indústria no cenário atual brasileiro, e bem conhecidos, como: deficiências de educação, de inovações tecnológicas, de produtividade, matéria-prima, leis que mudam o tempo todo e geram insegurança, guerra fiscal, guerra dos portos, os mais altos impostos do mundo, barreiras de todo tipo. Então, temos que trabalhar para produzir e, também, para construir um cenário  onde se incluam as reformas necessárias para o país inteiro”, encerra.

     

    Airvo/Sindimob

    A Airvo foi fundada em 4 de janeiro de 1977, com o objetivo de alavancar o setor industrial de Votuporanga e região. Em 1989 surge o Sindimob. Vale destacar que através da entidade, os empresários podem participar de feiras nacionais e internacionais, o que possibilita a troca de ideias e experiências.

    O setor de medicina e segurança do trabalho presta inúmeros serviços aos associados. Dentre eles, são realizadas visitas periódicas, como auditorias para melhoria do ambiente de trabalho e orientação sobre segurança. Complementando com a parte médica, é desenvolvido os exames admissionais, periódicos, demissionais e complementares, dependendo de cada função.

    As empresas associadas tem um programa modelo que segue estritamente as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Em função disso, desenvolve os programas: PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), PCA (Programa de Controle Auditivo), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), além de laudos ambientais, insalubridade, periculosidade e ergonomia.
    Para garantir a qualidade do programa, contamos com uma equipe técnica de alto nível que é composta de Médico do trabalho, fonoaudióloga, fisioterapeuta, engenheiro e a técnica de segurança do trabalho.

    O Programa Piloto conta também com uma secretária cuja função é organizar os exames e garantir que as empresas assistidas estejam dentro das normas de segurança do Ministério do Trabalho.

     

    Base territorial

    A base territorial da Airvo/Sindimob é composta por 132 empresas de Votuporanga e região. Deste número, 27 cidades integram entidade: Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Macedônia, Meridiano, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Palmeira D’Oeste, Planalto, Santa Fé do Sul, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Urânia, Valentim Gentil e Votuporanga. Em 2001, Votuporanga ganhou a escola Senai/Cemad, que foi uma conquista para a indústria.

     

    Karolline Bianconi de Souza

    Assessoria de Imprensa Airvo/Sindimob

    (17) 3421-4077