• publicado em 25.04.2012
  • Técnica da Airvo realiza palestra
  • Funcionários da Potencia Brasil aprenderam sobre EPI
  • A coordenadora do projeto de Segurança e Medicina do Trabalho da Airvo/Sindimob (Associação Industrial da Região de Votuporanga/Sindicato das Indústrias do Mobiliário), Lussandra Zanardi, ministrou palestra na manhã de hoje (25/4) na Potencia Brasil Indústria de Móveis. O tema escolhido foi “Corrida para a Segurança” e foi destinado aos funcionários do setor de produção da empresa.

    O assunto principal foi sobre o Equipamento de Proteção Individual, conhecido como EPI. Os tópicos foram: o uso adequado e ajuste do equipamento; tempo de validade; quando este deve ser trocado, Equipamento de Proteção de Coletivo (EPC), proteção e manutenção de máquinas.

     

    Palestras

    Lussandra destaca que este tipo de trabalho que a Airvo/Sindimob oferece é realizado dependendo da necessidade de cada empresa associada. O leque de informações possibilita que cada empresa escolha um assunto, como por exemplo, organização e limpeza, segurança, entre outros.

    As empresas interessadas em fazer o agendamento das palestras devem entrar em contato pelo telefone (17) 3421-4077 ou pelo e-mail segurança@airvo.com.br.

     

    Serviços

    O setor de medicina e segurança do trabalho da Airvo/Sindimob presta inúmeros serviços aos associados. Dentre eles, são realizadas visitas periódicas, como auditorias para melhoria do ambiente de trabalho e orientação sobre segurança. Complementando com a parte médica, é desenvolvido os exames admissionais, periódicos, demissionais e complementares, dependendo de cada função.

     

    Avaliação

    A gerente financeira da Potencia Brasil, Márcia Antunes de Souza Romano, fala que as palestras informativas realizadas pelo setor de segurança da Airvo/Sindimob visa beneficiar tanto a empresa quanto o funcionário. “Os dois lados são protegidos, pois a empresa pode evitar um problema futuro e a saúde do trabalhador sempre estará protegida”, acrescenta.

     

    Programa Piloto

    A Airvo/Sindimob oferece às empresas associadas um programa modelo de segurança e medicina do trabalho (Programa Piloto) que segue estritamente as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Em função disso, desenvolve os programas: PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), PCA (Programa de Controle Auditivo), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), além de laudos ambientais, insalubridade, periculosidade e ergonomia.
    Para garantir a qualidade deste programa, a Associação conta com uma equipe técnica de alto nível que é composta de Médico do trabalho para realização de exames adimissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais. Também uma fonoaudióloga com especialização para a realização dos exames de audiometrias. Soma-se a esta equipe a fisioterapeuta que desenvolve os exames de espirometria, também a engenheira e a técnica de segurança no trabalho que desenvolvem os laudos, realizam as auditorias dentro das empresas, o treinamento, a prevenção e instrução destas empresas.

    O Programa Piloto conta também com uma secretária cuja função é organizar os exames e garantir que as empresas assistidas estejam dentro das normas de segurança do Ministério do Trabalho.

     

    Karolline Bianconi de Souza

    Assessoria de Imprensa Airvo/Sindimob

    (17) 3421-4077

    imprensa@airvo.com.br