• publicado em 17.04.2012
  • Brazil S/A leva o design brasileiro a Milão
  • Haverá palestras e encontros entre empresários brasileiros
  • Durante a Semana de Design de Milão (17 a 22 de abril), quando os olhos dos arquitetos e formadores de opinião e de tendências em design de todo o mundo estão voltados para a cidade italiana, o design brasileiro estará representado no evento Brazil S/A. Em uma construção histórica da cidade, o Palazzo Giureconsulti, serão montadas exposições de produtos brasileiros. Haverá, ainda, palestras e encontros entre empresários brasileiros e compradores, arquitetos e formadores de opinião. O momento também é de empolgação com o Salão Internacional do Móvel, que ocorre em Milão na mesma semana.

    A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é uma das promotoras da Semana de Design e apoia a exposição Casa Brasileira, que, com curadoria de Maria Helena Estrada e cenografia de Marko Brajovic, vai apresentar aos visitantes o design diferenciado, a qualidade e a diversidade dos produtos brasileiros de 11 entidades setoriais parceiras da Apex-Brasil e que representam segmentos de casa e construção civil (cerâmica, móveis e componentes para móveis, metais sanitários e plásticos) e de moda (têxteis, produtos de estilistas e componentes para calçados). A Agência também terá um espaço no evento para realização de rodadas de negócios.

    “Para nós, o evento Brazil S/A será uma excelente oportunidade para promover a economia criativa brasileira”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. O investimento das empresas brasileiras em design, inovação e sustentabilidade é incentivado pela Apex-Brasil em todos os projetos que a Agência desenvolve para 81 setores da economia brasileira. “Esses são valores que devemos agregar permanentemente, ao mesmo tempo em que promovemos, no exterior, os produtos brasileiros que têm esses diferenciais”, afirma Borges.

    Responsável pela curadoria de outras duas exposições que serão realizadas durante o evento: a “Desafio Guardian de Design” e a “Renda-se ao Brasil”, Maria Helena, diz que o evento Brazil S/A será realizado em um momento muito oportuno, porque o design do Brasil está exercendo influência na Europa e em outros países. “Acho que a maneira de ser do brasileiro, mais leve, mais colorida e bem humorada, se reflete no jeito de desenhar e de projetar. Essa leveza é uma coisa que o mundo está buscando”, explica.

    Desafios

    Na primeira exposição, a Guardian, empresa mundial de vidros e espelhos presente no Brasil, lançou um desafio para um grupo de seis designers brasileiros para o desenvolvimento de uma peça utilizando vidros e espelhos. Na “Renda-se ao Brasil”, um grupo de profissionais brasileiros foi convidado a elaborar peças inéditas a partir de um corte de renda artesanal brasileira, com o objetivo de homenagear a cultura e o artesanato do País.  

    Maria Helena é crítica de design, jornalista, editora da revista ARC Design e curadora de diversos eventos no Brasil e no exterior. Marko Brajovic é arquiteto, cenógrafo e designer, nascido na Croácia e radicado há alguns anos no Brasil, onde mantém um ateliê na capital paulista. Fonte: www.emobile.com.br